Quem somos

ACEMFC foi Fundada em 25 de janeiro de 2003 e somos Filiada à Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC)

No Ceará nos propomos ao protagonismo para a construção coletiva da Saúde.

Somos entidade civil de caráter científico cuja missão é promover a Medicina de Família e Comunidade enquanto especialidade médica de excelência no Ceará e fortalecer a identidade do médico de família na sociedade civil.

Em Setembro de 2023, contribuímos na construção do 17º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. O vídeo acima resgatou a essência do ser MFC de modo muito lindo pelas vozes de diversas pessoas. Vale assistir (muitas vezes)!

Uma Saúde além do adoecimento e intimamente ligada ao Cuidar. Somos Médicas e Médicos de Família e Comunidade, especialistas no âmbito do Cuidado mais ampliado e capaz de trazer às pessoas mais autonomia e segurança sobre seus processos de saúde e adoecimento, conectando com redes familiares e comunitárias. Em resumo: nosso fazer é Cuidar bem de Você, seja Você quem for!

Enquanto entidade estamos inseridos num contexto maior junto a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) para atuação em várias frentes de âmbito nacional em interface com nosso Sistema Único de Saúde (SUS). Dentro desse sistema nossa atuação tem como cenário a Atenção Primária à Saúde (APS), que pode estar presente tanto no contexto público com os Postos de Saúde, como na Saúde Suplementar (Planos e Operadoras de Saúde), assim como também em consultórios e clínicas privadas. Assim, dentre nossos objetivos, enquanto entidade, está o de apresentar à Sociedade o papel que uma atuação ampla pode trazer de benefício às pessoas, cuidando de múltiplos aspectos do ser humano, esclarecendo e dando segurança sobre tudo aquilo que podemos fazer para ter uma saúde mais plena.

No Ceará enxergamos a Associação como uma ferramenta de transformação social na interlocução com as pessoas para melhorias em Saúde que impactem na Qualidade de Vida. Os caminhos da Medicina de Família e Comunidade passam, portanto, por: Buscar elementos para se ter uma boa Saúde; Quando necessário atuar de modo responsável sobre os riscos; E tratar de modo eficaz doenças, garantindo os melhores recursos específicos a necessidade de cada pessoa.